domingo, 17 de junho de 2012

Proposta para Projeto


“ A BELEZA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA ATRAVÉS DE CARYBÉ”

1.      Apresentação
                       O ensino das artes é fundamental no processo de formação do educando, processo este que visa como aspectos imprescindíveis, a técnica, sensibilidade, criatividade e conhecimentos vinculados à parte histórica, por isso o dialogo entre arte e história. Nesse sentido não podemos dissociar cultura, história e arte a partir das aspirações e necessidades socioculturais. Partindo deste pressuposto, este projeto interdisciplinar propicia aos alunos o contato com a arte e história de uma forma prazerosa. É importante exaltarmos a beleza afro brasileira como ponto de partida ao conhecimento histórico e a importância dessa cultura em nossa sociedade. Para tanto o escultor e pintor Carybé vem de encontro com a proposta trazendo belas obras demonstrando a beleza no cotidiano da cultura afro brasileira.


2.      MOTIVAÇÃO
                      Os motivos pelos quais me levaram a querer falar deste tema foram surgindo a partir do momento em que iniciei minhas experiências educacionais dentro dos âmbitos escolares e percebi que a maioria dos arte educadores e alguns outros professores de segmentos diversos, tinham insegurança em abordar o tema africano dentro das suas aulas, e quando abordavam era de forma bem superficial sem que houvesse uma reflexão sobre o assunto. Então percebi que nem mesmo a Lei Federal 10.639/03, que visa promover o multiculturalismo crítico nas escolas, era respeitada. Foi então que comecei a me aprofundar no tema e pesquisar para que eu enquanto arte educadora que acredito que através da arte existe transformação pudesse de certa forma fazer a diferença e de fato abordar o tema de forma consciente e responsável.


3.      OBJETIVOS

                 O objetivo a se alcançar com este projeto interdisciplinar é resgatar a cultura afro brasileira dentro do âmbito escolar, fomentando a reflexão e a valorização enquanto parte cultural da identidade brasileira, utilizando para tanto a beleza afro pintada por Carybé.

4.       PUBLICO ALVO
                 Este projeto foi idealizado pensando num publico infantil do Ensino Fundamental I, que compreende crianças de 6 a 10 anos de idade.

5.       METODOLOGIA
                 A projeto será desenvolvido utilizando um método sócio-interacionista  associando a teoria e pratica, através de estudo dirigido, discussão em grupo, painel e exposição.  
1º passo – discussão em grupo,  levantamento de conhecimentos prévios e registros (fotográficos e escritos) desse momento;
2º passo - fundamentação teórica – a professora deverá apresentar a parte histórica da cultura afro brasileira de forma sucinta, dando enfoque à dança e musica. Para tanto, a professora neste momento deverá trazer slides ou imagens impressas do artista Carybé;
3º passo  -  A professora neste momento deverá propor pequenos agrupamentos e  em cada um deles ofertar imagens das obras de Carybé representando a cultura afro brasileira. Nesta situação já estabilizada (agrupamentos) a professora deverá fomentar nos grupos um dialogo entre a teoria e as imagens de Carybé, solicitando ainda como registro um pequeno texto com as observações feitas por eles (alunos);
4º passo - Discussão e reflexão dirigida pela professora não mais em agrupamentos, mais aberta a toda classe, tendo como referencia as observações registradas no passo anterior, ou seja, um momento de troca, socialização de toda reflexão feita até então nos grupos;
5º passo  - A professora deverá propor um painel coletivo e pensando nisso orquestrar um esboço e conseqüentemente a sua execução, expressando um pouco do que foi apreendido sobre o tema. Neste momento algumas releituras,  frases, desenhos, pinturas, entre outros. (processo criativo)
6º passo- Exposição do painel proposto no passo anterior e conversa numa grande roda em sala de aula onde os pontos positivos, negativos, sejam discutidos e evidenciados, ou seja, uma autoavaliação do projeto e seus resultados;

6 – MATERIAIS
                No processo criativo onde os alunos deverão expressar suas opiniões e reflexões a proposta é deixá-los livres, se expressarem conforme queiram, por isso, o interessante é deixar materiais diversos disponíveis para que tenham uma diversidade no momento do processo criativo.
-Lousa, giz, maquina fotográfica para registro, computadores para pesquisa de imagens, suportes diversos (papel sulfite, camurça, papel cartão, color set, lixa, laminado, guache, aquarela, lápis de cor, giz de cera, canetinha, pintura de dedo, entre outros);

7 – REFERÊNCIA DE CONCEITOS

                 Para abordar a multiculturalidade e a diversidade nos âmbitos escolares de forma interdisciplinar e enfatizar o tema das belezas afro brasileiras que servirá nesse momento como disparador, utilizarei o artista  Hector Julio Paride Bernabó, mais conhecido com Carybé. Pintor figurativo naturalizado brasileiro de origem Argentina que através das suas obras representou o cotidiano popular afro.  Inspirado pela cultura afro-brasileira, no inicio da década de 1970 dedicou-se a focalizar em rituais e orixás.
                 A arte de Carybé foi por vezes um expressionismo marcante, com um sentimento carregado em cores escuras. Mas o que marcou presença foi o retrato de um povo, sua religião e seus costumes, passados por vezes de maneira surreal. Ao retratar o povo, Carybé não estava fazendo uma pintura de cunho  social, o que ele queria, e conseguiu, era passar para a tela seu testemunho de uma cultura rica em detalhes, e da qual ele fez questão de se aproximar.
                Por toda essa referencia descrita acima Carybé foi o artista escolhido por mim para adentrar nesse universo afro brasileiro com uma forma colorida, divertida e sensível, apropriada ao publico infantil no meu ponto de vista.       
                            Para finalizar gostaria de citar Morin, “Para mudar o mundo, podemos começar mudando a visão que temos dele e de nós. Ao mudar nossa visão das coisas, tudo continua no mesmo lugar, mas o sentido muda, o contexto se altera”. (2008, p.87).
                            Enfim, é preciso mudar a visão contraditória que hoje nossos alunos têm a respeito de cultura afro brasileira e nós como arte educadores temos o dever de apresentar e demonstrar essa beleza escondida que é a cultura afro brasileira.









REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
Enciclopédia de pesquisa Google, disponível em : <http://pt.wikipedia.org/wiki/Caryb%C3%A9>  Acesso em: 18 Abr. 2012
Enciclopédia de pesquisa Google, disponível em : <http://www.suapesquisa.com/biografias/carybe.htm>  Acesso em: 18 Abr. 2012



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